Nesse artigo eu vou te dar três dicas para você se dar bem na prova do Celpe-Bras.

Eu tenho alguns alunos  que estão estudando para essa prova e no nosso treinamento a gente refez as  últimas provas  do celpe-bras. e foi muito interessante porque eu consegui identificar vários detalhes que com  certeza vão te ajudar no dia da prova.

Eu também consegui identificar várias fontes  de estudo que eu vou passar para vocês. Leia esse artigo até o final porque  com certeza você vai chegar melhor preparado para a prova do Celpe-Bras.

Esse conteúdo faz parte do meu treinamento on-line

Clique na imagem e saiba mais

A primeira dica que eu te dou é a seguinte: aprenda expressões brasileiras. O brasileiro  é um povo que usa muitas expressões nas conversas do dia-a-dia e na prova do Celpe-Bras eu identifiquei  algumas tarefas que traziam essas expressões.

E é muito interessante: eu tenho alguns alunos  que conheciam algumas dessas expressões então eles conseguiram desenvolver bem a tarefa e os que não  conheciam as expressões já tiveram mais dificuldade. 

Eu vou mostrar agora para vocês alguns exemplos:  

O primeiro exemplo é esse: “partiu, partiu”. O brasileiro usa muito. Inclusive essa expressão já  apareceu em duas provas do Celpe. “Partiu” quer dizer “vamos”.

Outra expressão: “deu branco deu branco”. “Deu branco” quer dizer “esqueci” Mais uma: “fim de papo”. “Fim de papo”, papo, conversa. Então fim de papo quer dizer fim de conversa. Tem uma expressão também muito  usada: “Vamos bater um papo”. Bater um papo, vamos conversar.

A segunda dica que eu te dou é a seguinte: conheça a  cultura brasileira. Isso Vai facilitar a sua vida! em várias provas eu identifiquei tarefas em que o Celpe-Brás trazia aspectos culturais do Brasil e eu agora vou te dar alguns exemplos: “Feijão com arroz”. Esse é um dos principais pratos da culinária brasileira. Em uma das tarefas o Celpe pediu para o candidato falar sobre a importância do arroz com feijão para o povo brasileiro. 

Em outro exemplo o Celpe pediu para o candidato falar a respeito da Clarice Lispector. Ela é uma das principais escritoras brasileiras então é muito importante você conhecer livros, músicas, filmes brasileiros. Isso pode te ajudar muito.

A terceira dica que eu te dou é a seguinte: se informe sobre o que está acontecendo no Brasil!  

Em várias tarefas o Celpe traz questões sobre a atualidade eu vou te dar alguns exemplos e eu também vou te dar algumas Fontes onde você pode se informar sobre o que está acontecendo no Brasil  

Nesse primeiro exemplo o Celpe traz  a questão das urnas eletrônicas e é muito  interessante porque essa prova é de 2018, que foi ano de eleições no Brasil. Na época a gente estava  discutindo muito a respeito da segurança das urnas eletrônicas. E o que o Celpe fez? Trouxe essa questão para a prova.

Nesse outro exemplo o Celpe traz a questão dos aplicativos de transporte. Infelizmente esses aplicativos têm muita dificuldade de operar aqui no Brasil e na época esse assunto estava  muito em alta porque estava tendo muita briga entre esses aplicativos e o governo. O Celpe trouxe  essa questão pra prova.

Mais um exemplo: “ensino a distância”. essa tarefa foi da prova de 2020 então “ensino a distância” era um assunto que estava muito em alta e de novo o Celpe trouxe  essa questão.

Essas foram as dicas. agora eu vou apresentar para vocês as principais Fontes  que eu identifiquei nas provas do Celpe. E o que são essas Fontes? Nas tarefas da prova você pode  identificar capas de revista, reportagens de jornal e é justamente isso que eu vou apresentar para  vocês: de onde o Celpe tira essas tarefas.

Mais do que isso: nessas principais fontes você também  vai poder se informar sobre o que está acontecendo no Brasil isso Vai facilitar muito a sua vida!!!  

Essas foram as principais fontes que eu identifiquei: revista Época, revista Veja, revista Isto É, jornal O Dia e jornal O Globo. não apareceram com tanta frequência mas eu acho que também são boas fontes de estudo para vocês se informarem sobre o que tá acontecendo no Brasil

Pessoal, para essa prova não basta apenas saber falar português. É preciso saber aplicar o idioma nas tarefas do Celpe, que são muito específicas!!! E é exatamente isso que vamos fazer juntos no meu treinamento: estudar para a prova do Celpe Bras da maneira correta!

Como parte do treinamento, eu e meus alunos refizemos as 5 últimas provas do Celpe. Vimos diversos tipos de situações diferentes, aprendemos como funciona cada tarefa e os principais atalhos para se dar bem na prova. O resultado disso é que meus alunos conseguiram o certificado avançado da prova.

Clique no banner abaixo e comece a estudar agora para a prova do Celpe-Bras.